Conflitos

As ondas não nascem grandes, elas vão crescendo conforme se propagam pelo mar até alcançar o ápice e quebrarem gerando impacto para quem está a sua volta. E da mesma forma são os assuntos mal resolvidos.

O filme que conta a história de um Casamento, da Netflix, é um bom exemplo disso. É difícil dizer quem está certo ou errado, talvez numa relação todos tem uma parcela de culpa, se assim podemos dizer. Independente disso, o ponto de reflexão é sobre o papel de Scarlett Johansson, que durante os anos do casamento foi perdendo o encanto e acumulando pendências internamente, nunca tratadas com seu cônjuge. E diferente das ondas, onde conseguimos ter visibilidade do crescimento dela, a insatisfação da personagem cresceu de tal forma que culminou no término da relação, porém de forma ‘invisível’, se assim podemos dizer.

É sempre difícil afirmar algo num filme de drama, é difícil apontar certo e errado em relacionamentos que ninguém diz a verdade, ninguém expõe os sentimentos de forma correta e saudável, onde não há diálogos, não há sinceridade.

Ampliando essa visão, levo como aprendizado para qualquer tipo de relacionamento. Temos que ser sinceros, verdadeiros, justos, coerentes e aberto a dialogar. Comunicação faz a diferença SEMPRE, mesmo que seja através de um conflito, uma discussão.

Pois convenhamos, a cena que o casal realmente discute a suas diferenças poderia ter acontecido antes, muito tempo atrás, quem sabe anos atrás….e assim, o casamento teria se mantido e os erros evitados. É uma probabilidade.

A certeza é: que quando outras pessoas entram no meio da discussão, as coisas pioram (veja como os advogados no filme expuseram erros normais como as piores atrocidades, aumentando consideravelmente a briga para um nível desnecessário). Resolva as suas pendências.

Não deixe para depois o que se pode fazer hoje. Não parta para briga, mas argumente. Não deixe de falar, não deixe de expor suas idéias, seus pensamentos, num ambiente seguro e para a pessoa que precisa ouvir. Não reclame para os outros, trate diretamente com quem te afeta. Seja seu chefe, líder, subordinado, colega de trabalho ou sua equipe. Pois enquanto você tenta, você demonstra que ainda tem interesse e vontade de resolver as coisas. Mas se isso já foi, talvez o melhor mesmo, seja separar….

Rolar para cima